terça-feira, 26 de outubro de 2010

E o Oscar vai para...

A cada ano , os cinéfilos de todo o Brasil esperam com espectativa por um representante brazuca que tenha condições de bem representar, ou quem sabe até, trazer uma estatueta do Oscar para as terras Tupiniquins. Infelismente em toda a história do Oscar apenas quatro produções nacionais concorreram ao prêmio de melhor Filme Estrangeiro e nenhum deles ganhou. Nosso melhor desempenho se deu com as quatro indicações de Cidade de Deus, em 2003, que infelizmente também não trouxe nemhuma estátua pra casa.

Desde então temos tido representantes fracos e/ou desconhecidos do grande público.Nunca mais figuramos entre os 5 melhores filmes estrangeiro do mundo segunda a Academia.

Este ano a escolha do representante brasileiro vem coberta por uma polêmica: apesar de em eleição realizada pelo Ministério da Cultura, o favorito do público ter sido "Nosso Lar" com 70 % dos votos, seremos representados Por "Lula, o filho do Brasil" que sequer figura entre os 5 mais votados pelo público.

Eu particularmente, acho a escolha no mínimo tendenciosa, mas por outro lado, as outras opções também não são lá muito promissoras.

O fato é que no meio dessa polêmica toda, um outro fato me chama a atenção: o fato de figurar entre os 4 filme mais votados, a produção genuinamente cearense "O Grão", do talentoso Petrus Cariri. A estranhesa não significa que não considere o filme bom o suficiente, muito pelo contrário, apesar de suspeito pra falar, (pois participei da produção do mesmo) considero "O Grã" um excelente filme.

Me espanta sim,ao mesmo tempo que me enche de orgulho,  que uma produção cearense, rodada na pequena Itaiçaba, em suporte digital (apesar da fotografia nos fazer jurar que foi rodado em película), com boa parte do elenco local e orçamento mínimo,  figure entre as principais produções do país.

Resta-me apenas parabenizar mais uma vez au Petrus e toda sua equipe pelo maraivilhos trabalho e lamentar que infelizmente grande parte da produção audiovisual brasileira não chegue ao grande público, como é o caso do referido longa.

Pra quem não teve a oportunidade de ver o filme, segue abaixo o Trailler.

Ps. Aguardem um post especial sobre o filme "O Grão", com meu ponto de vista dos bastidores da produção.

Nenhum comentário:

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...